Um dos principais objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é dar acesso à saúde de maneira gratuita a todos os cidadãos. Para poder sistematizar os atendimentos, o SUS possui um cartão, que tem registrado todos os procedimentos e atendimentos que já foram feitos na rede. Agora para facilitar a vida do cidadão, o Ministério da Saúde oferece a versão digital do Cartão do SUS, que pode ser solicitado pela internet e sem a necessidade de que a pessoa tenha que ir até uma rede do SUS. Confira como você pode solicitar o Cartão do SUS pela internet.

Antes do usuário solicitar o cartão pela internet é necessário que o mesmo tenha um cadastro no site do Governo Federal. O cadastro pode ser feito pela internet e é gratuito, sendo apenas necessário introduzir o CPF e alguns outros dados pessoais. Uma vez o cadastro no site do governo federal esteja feito, o processo para obter o Cartão do SUS é bem simples:

Entre no site meuDigiSUS

Clique em “Entrar”

Agora faça o login no Portal gov.br

Na seguinte página confirme que todos os dados estão corretos e clique em “Autorizar”

Agora que você está dentro da página principal, clique em “Minha Saúde”

Clique em “Acessar” (o botão está do lado do Meu Cartão Nacional de Saúde)

Na seguinte tela você poderá ver o seu cartão, clique no ícone para fazer o download. Além disso também é possível visualizar o Código QR

cartão do SUS, seja ele físico ou digital, é o documento que identifica o cidadão no Sistema Único de Saúde e com ele o cidadão tem acesso aos serviços de saúde que são oferecidos pelo SUS. Lembrando que o cartão não é obrigatório para ser atendido em uma das unidades do SUS.