Projetos e ideias criativas de inovação digital, designer industrial, embalagem, processos e produtos para a cadeia do leite podem participar do Desafio de Startups, etapa final do movimento Ideas For Milk, iniciativa da Embrapa Gado de Leite e empresas parceiras para fomentar e valorizar as boas ideias e propostas ligadas à cadeia da produção de leite no Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de outubro no site www.ideasformilk.com.br.

Os projetos inscritos serão avaliados e selecionados nacionalmente por uma comissão de especialistas. Os escolhidos para participar da final serão conhecidos no dia 8 de novembro. A grande final do Desafio de Startups, do Ideas For Milk, ocorrerá no dia 22 de novembro, em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú.

Criado em 2016, o movimento Ideas for Milk é uma ação da Embrapa Gado de Leite. Paulo do Carmo Martins, chefe geral da empresa, explica que “o objetivo é fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, para empreender e transformar as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk conta com outras duas etapas: Caravana 4.0 e Vacathon.

A Caravana 4.0 foi realizado entre agosto e o início de outubro de 2019. Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite visitarão 3.000 jovens de 52 instituições de ensino em todo o Brasil para atrair empreendedores para o Vacathon (Hackaton do Ideas For Milk), maratona de programação para desenvolver softwares e hardwares para solução de problemas da cadeia do leite.

O Vacathon será realizado dos dias 28 de outubro a 1º de novembro, na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). A maratona reúne 20 equipes de universidades, que visitarão o Instituto de Laticínios Cândido Tostes e o campo experimental da Embrapa Gado de Leite. Os estudantes têm mentoria 24 horas de pesquisadores renomados em áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal e qualidade do leite.

O movimento Ideas For Milk é realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação, com correalização do Sebrae. A iniciativa tem patrocínio das seguintes instituições: Bayer Saúde Animal, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM e Viva Lácteos. Também são parceiros Cisco, Danone e IBM.

Mais informações: www.ideasformilk.com.br

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO